Esse é um site de Divulgação Científica sobre Serpentes.
Pretendemos falar sobre as espécies de serpentes da fauna brasileira, em uma linguagem acessível, didática mas totalmente científica.
O site não tem a pretensão de esgotar o tema, não só devido ao elevado número de espécies de serpentes que existem no Brasil como a limitação de conhecimentos do autor.
Todas as informações aqui são retiradas da literatura especializada, e convertidas em uma linguagem acessível a todos.
Muitas informações ainda estão incompletas, principalmente fotos, que sempre são difíceis para muitas espécies. Essas lacunas serão preenchidas ao longo do tempo, uma vez que esse espaço é dinâmico.
Portanto, gostaria que esse espaço fosse colaborativo e, deste já, peço ajuda aos colegas biólogos para o envio de fotos, textos ou sugestões para aprimorar o espaço.
Algumas páginas possuem abaixo, links para compra de livros ou materiais relacionados a Biologia ou Divulgação científica. Ao clicar nesses links e efetuar qualquer compra, você colabora com esse projeto de divulgação científica, uma vez que recebemos pequena comissão por venda. Agradeço que puder colaborar.
Sou Claudio Machado, biólogo, com bacharelado com especialidade em Zoologia e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT – FIOCRUZ).
Doutor em Ciências – área de Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC- FIOCRUZ).
Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia e Saúde Pública e em Divulgação Científica, tendo criado o canal Papo de Cobra no Youtube, Instagram e twitter.
Atuou como biólogo e coordenador de biotério de serpentes (serpentário) por 20 anos e como coordenador do Projeto Férias Científicas, um projeto de divulgação científica para crianças.
Revisor de periódicos na área de saúde, com mais de 25 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Orientador de diversos alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Medicina.
Ministra cursos sobre manejo de serpentes, epidemiologia e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, com ênfase em serpentes.
Atualmente é biólogo concursado pelo Instituto Vital Brazil trabalhando na Assessoria de Ensino e Divulgação Científica atua também como vice coordenador do Comitê de Ética no Uso Animal daquela instituição.
O Projeto “Papo de Cobra” é um projeto de Divulgação Científica e tem como objetivo sensibilizar para a preservação de serpentes no Brasil e inspirar as pessoas a protegerem estes animais tão úteis para o bom funcionamento dos ecossistemas.
É voltado para o público leigo mas também útil para profissionais de saúde. Este projeto pretende promover, através de vídeos educativos, um maior conhecimentos sobre esses animais e uma convivência mais saudável entre humanos e cobras.
Objetiva a capacitação para a identificação das espécies existentes, os procedimentos a adotar quando em contato com cobras e as primeiras ações que devem ser tomadas em caso de acidentes por serpentes.
É utilizada linguagem científica, porém de forma didática e explicativa, tornando a ciência acessível a qualquer um da população, visto que acidentes ofídicos normalmente acontecem em áreas rurais.
Utiliza as principais redes sociais como YouTube, Instagram, Twitter e Bluesky com o @papodecobra