Serpentes Brasileiras

Falsas Corais

Falsa coral

 

Falsas-corais são serpentes que apresentam uma coloração muito semelhante a das corais-verdadeiras e, desta forma, são frequentemente confundidas com elas.

As falsas corais que não possuem dentição especializada na inoculação de veneno e nem uma glândula de veneno neurotóxico, como as que ocorrem nas corais verdadeiras.

Esse mimetismo acaba protegendo as falsas corais, pois faz que um possível predador confunda as corais verdadeiras com as falsas e, desta forma, acabe não predando as falsas, pensando se tratar de uma espécie perigosa.

Muita gente pensa que a diferença entre falsas corais e corais verdadeiras está relacionada com o fato dos anéis do corpo serem completos ou não. Isso nem sempre é verdadeiro. Muitas espécies de corais falsas realmente não possuem anéis completos, com seu ventre liso, normalmente branco ou amarelado. Mas isso não é uma regra. Algumas espécies de coral falsa possuem, como as verdadeiras, anéis totalmente completos. Ou seja, essa característica do formato de anéis não serve para um reconhecimento seguro. Inclusive, algumas espécies nem possuem anéis.

Existem diferentes espécies de falsas-corais, as quais estão distribuídas em diferentes gêneros, tais como Oxyrhopus, Erythrolamprus Simophis.

A dentição das falsas corais pode ser de 2 tipos. Algumas espécies têm dentição áglifa, ou seja, seus dentes têm todos o mesmo tamanho, sem a presença de dentes inoculadores. Outras possuem dentição opistóglifa, que são aquelas que possuem um dente de maior tamanho no fundo da boca, ligado a uma glândula salivar modificada, que produz uma saliva um pouco tóxica que serve para matar suas presas, como anfíbios e lagartos.