Nesses dias de calor intenso que vem ocorrendo em quase todo país, além da preocupação em se hidratar, há ainda outro cuidado que devemos ter: os animais peçonhentos
Animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões e lacraias em épocas de temperatura elevada acabam saindo com mais frequência dos seus esconderijos.
Um dos motivos é a busca de alimento. Assim como eles, suas “refeições” (ratos, baratas, lagartos) também se reproduzem mais nessas épocas e assim há mais comida disponível no ambiente para os peçonhentos. Isso sem falar no desmatamento que vem tirando desalojando esses animais de seus ambientes naturais.
Esse maior número de peçonhentos no ambiente tem impactado diretamente um aumento nas notificações de acidentes, principalmente nas áreas urbanas, seja dentro das casas com os escorpiões e lacraias, seja no entorno delas como os acidentes com cobras.
Portanto, nesses dias de calor intenso fique ainda mais atento e use a regra dos “4 As” para minimizar o aparecimento dos peçonhentos na sua casa ou quintal.
Mas o que é a “Regra dos 4 As”? Existem 4 itens que facilitam a entrada de animais peçonhentos na sua casa e todas elas começam com a letra A. Evitando esses itens, você pode estar evitando um acidente que pode ser grave.
O primeiro item é o Acesso. Evite o acesso dos peçonhentos à sua casa. Muros, portas, janelas com telas, ralos fechado e forro no teto podem ajudar. Verifique se não há nenhum vão por onde eles podem entrar.
O segundo item é Abrigo. Se um peçonhento entrar no seu terreno ele vai procurar um abrigo. Vasos, acumulo de materiais (madeiras, tijolos), aquela velharia que vc deixa no quintal por meses, tudo isso pode ser abrigo. Um limpeza geral pode ajudar, porque mesmo que o animal entre, sem abrigo, você o localizará mais facilmente. Não transforme seu quintal num hotel para os peçonhentos
O terceiro item é Alimento. Evite acumulo de lixo porque ele atrai ratos e baratas, alimentos que os peçonhentos adoram. Não faça um restaurante para eles na sua casa.
Para terminar, a Água, que embora seja mais difícil de controlar, pode se acumular em pneus velhos, garrafas e vasos. Peçonhentos também são atraídos pela água. Fora os mosquitos que também a utilizam para se reproduzir.
Então, nesses dias de calor, redobre a atenção e os cuidados em casa. Evite acidentes !!!